Nozes & Vozes

Um espaço livre, por onde você pode passar que não bate em nada

sábado, março 03, 2007

Why is tobacco a public health priority? directamente da OMS

Isto já nem tem nada a ver com o outro post, mas porque me preocupo convosco. Ontem alguém me disse "Só queria que te apaixonasses por uma mulher que fuma". Estou ciente que esse cenário é muito possível, pois infelizmente grande parte da população fuma. No entanto, tal como vos incentivo a deixar esse veneno, seria uma meta minha tentar fazer com que essa mulher deixasse de fumar (sem entrar em conflitos e jogos claro, apenas insistir da melhor e mais saudável forma possível). Não só porque me custa ver alguém de quem gosto a fumar (ouviram?), mas também porque me custaria ver os meus filhos numa casa com fumo.

Por isso aconselho vivamente a ler o conteúdo desta página da Organização Mundial da Saúde. Infelizmente está em Inglês, mas penso que isso não será problema. Adiante transcrevo alguns dos excertos mais importantes, seguidos de comentários.

E claro que assim se começa também a fugir um pouco ao tema do blog, que é a imbecilidade. Mas se pensarem bem, será que fumar não é imbecil? Mas voltando ao que interessa, cá vamos:

"Tobacco is the second major cause of death in the world. It is currently responsible for the death of one in ten adults worldwide (about 5 million deaths each year). If current smoking patterns continue, it will cause some 10 million deaths each year by 2020. Half the people that smoke today -that is about 650 million people- will eventually be killed by tobacco."

"Tobacco is the fourth most common risk factor for disease worldwide."

Ou seja, se ninguém parar de fumar, ou não sucumbir através de outra causa qualquer*, vai ter 50% de hipóteses de morrer devido ao tabaco. 50% de hipóteses é cara ou coroa. Cara ou coroa de morrer devido ao tabaco! Ou 50% de hipóteses de sobreviver, mas aqui, leitura minha, com uma qualidade de vida marcadamente mais reduzida que a de um não fumador nas condições normais.

Ou seja, quase inevitavelmente chegará a altura em que terão de deixar o tabaco se querem continuar com saúde, que mesmo assim já poderá ser precária.

Então para quê adiar a resolução do problema? Porque não cortar já com o mal pela raiz?

Porque não cortar já com o mal pela raiz, e evitar uma série de problemas de saúde inevitáveis?

Pensem.


*Não sei se nesta estatística este dado foi tido em conta. No entanto não altera a gravidade do cenário.