Nozes & Vozes

Um espaço livre, por onde você pode passar que não bate em nada

sábado, abril 29, 2006

"Uncle Jonh" de Portimão

Recentemente andei por terras de Portimão. Descobri coisas interessantes no grande loteamento que é o Algarve. Por exemplo, quando me vi às portas de Portimão pensei logo nesta questão "Como surgiu o nome Portimão?". As conclusões foram rápidas. Como a originalidade é pouca, os habitantes pegaram no que estava à "Mão" e juntaram-lhe o "Porto", das famosas sardinhas, desta terra. O resultado: um Porto que está à mão. Mas as dúvidas continuaram...e Portalegre? Não têm porto...e alegres??!!! Aquele terra enfiada no interior tão triste!! O nome deveria ser "Tristinterior". E Porto Santo? Estes separam os dois nomes mas, na minha humilde opinião, esta ilha devia chamar-se "Não ao 25 de Abril".

Também descobri um senhor que faz gelados de sardinha, atum, pescada...só visto. Não tive coragem de provar mas perguntei, como minhoto que sou, se havia gelado de "papas de sarrabulho" ou de "rojões à minhota" e ainda se havia um de "empada vegetal"... Resultado, o senhor educadamente, orientou-me o caminho de saída do estabelecimento...Lá está, Portimão...a porta que está à mão(estava desfeito o enigma do nome da terra).

Por fim, os "bifes" estavam por todo lado. Encontrei um casal que olhava, à entrada do meu hotel, um tijolo que segurava a porta (não havia mão). Quando passei disse: "It´s only a «uncle jonh»"...

PS - Por falar em Portimão, Braga devia ter o nome de "Mortamão"

E assim acontece...