Nozes & Vozes

Um espaço livre, por onde você pode passar que não bate em nada

terça-feira, setembro 20, 2005

O Lampião da minha rua fundiu...

É verdade, o lampião da minha rua fundiu. Podia ser uma piada sobre o Benfica mas não é. Aliás, foi preciso vir um treinador holandês, como nome de cu, para dizer piadas do tempo do velho do Restelo para imprensa dar destaque ( até podia dizer que o futebol português é uma merda que mesmo assim já vinha tarde, pois o Carlos Queirós já o tinha dito num jogo entre a Itália e Portugal em Milão). Só faltava o homem dizer que o Cavaco e o Bochechas são candidatos à presidência da República…o treinador do FC Porto anda a fazer piadas com direitos de autor.

Mas voltando ao lampião da minha rua, que fundiu… A EDP diz que a responsabilidade é da junta de freguesia. Telefonei para a junta de freguesia e do outro lado, após ouvir alguém dizer “Tou é da junta”, participei a ocorrência. A senhora ficou atrapalhada e disse que me tinha enganado, pois o lampião, que fundiu, é da Câmara Municipal (bem parecia que já tinha visto aquele lampião, que fundiu, numas das quintas de Mesquita Machado). Ora bem a junta é PSD e a Câmara é PS. Criei, logo ali, um problema político…acreditem que não era minha intenção, aliás eu só queria que alguém desse à luz, pois o lampião da minha rua fundiu.

Já na Câmara, depois da chamada ter passado por duas telefonistas, seis músicas de uma sinfonia primaveril, três secretárias que me foram passando de uma para as outras, lá consegui falar com um , inacreditavelmente, electricista que me disse “ onde está o lampião”. O tom de voz mais parecia que o homem e caçar um cão vadio, perigoso, para abate. Sinceramente, tive medo pela integridade física do lampião, que fundiu. Depois de mais cinco minutos à espera disse que “ não sei a que junta pertence o lampião, pois este não está no PDM”. Fiquei parvo com a resposta e mais “ sou electricista e de momento estou destacado para uma obra na casa de um vereador…não é da nossa responsabilidade porque nem se quer temos uma grua…telefone para a junta, pois eles é fu(n)diram o lampião..estamos em campanha autárquica e provavelmente fizeram de propósito”. Depois desta resposta fui ter com o lampião, que fundiu, e disse-lhe “mais vale andar às escuras do que te acusarem de causar distúrbios políticos”.

Mesmo assim não me dei por satisfeito. Arranjei uma escada e foi mudar o lampião, que fundiu, mas quando estava quase lá em cima apareceu a GNR e acusou-me de atentado ao património público. Bati mal. Disse que apenas queria resolver este problema, pois de noite aquela rua tornava-se escura e propícia a tráfego ilícito. Resposta “ o senhor é polícia agora??”. Fartei-me e respondi “sou jornalista e amanhã nos jornais vai aparecer a história de um utente que queria resolver um problema de iluminação pública e foi preso porque ninguém sabe resolver uma simples mudança de uma lâmpada de um lampião que não está no PDM”. Aqui a figura mudou de caso. Não só apareceu a Câmara, como a junta, a EDP e um carro de propaganda do Bloco de Esquerda…só não apareceram os bombeiros porque estes não têm verba para combustível para se deslocarem ao local.

O Bloco só dizia que “ votem em nós que somos a luz desta cidade” (deviam estar ganzados), a junta (PSD) dizia que a culpa é do Futebol (!) e justificou “ só pensam no estádio..lá têm holofotes para toda a cidade” (será que eles criam que aquele lampião recebe um holofote de 400000 mil watt´s de potência?). A Câmara culpou a EDP, que por sua vez culpou o PDM…como o PDM é da responsabilidade da câmara estes limitaram-se a justificar que “a regionalização é a melhor solução para estas questões, pois a Junta Metropolitana do Baixo Minho é uma descentralização mal feita…” (claro que o Mesquita Machado é contra a Junta Metropolitana do Baixo Minho). Como o caso não tinha solução à vista o GNR lá foi dizendo “não consegue meter uma cunhazita na Câmara, EDP, junta ou alguém que lhe resolva isto?”.

Pensei seriamente falar com o Durão Barroso, para ver se resolvia isto em Bruxelas, mas nem quis telefonar. A resposta seria “ a culpa é do Sócrates”.

O lampião que fundiu continua sem dar à luz… ( e assim acontece...)

3 Comments:

Blogger Senhor Darame said...

A história promove vários conflitos interiores.
Eu digo-te que o busílis do problema és mm tu: N devias ter reclamado. Afinal de contas o lampeao vai ficar como está e vai...

Aquele abraço!!

20/9/05 22:38  
Blogger Spike said...

Cá para mim, a culpa é mesmo do bloco de esquerda... com esta coisa do aborto, os lampiões já n kerem dar à luz...

21/9/05 15:14  
Anonymous Anónimo said...

Cá para mim o problema é dinheiro...É que isto de dar à Luz traz alguns problemas com o fisco e toda a gente sabe que ser lampião neste país não dá dinheiro.

Quanto ao Mesquita já sabiamos que não se tratava de uma pessoa muito iluminda, basta observar a bela obra da ciclovia de Braga.

Fiquem bem

22/9/05 16:00  

Enviar um comentário

<< Home